top of page
Foto do escritorCamila Melo

Projeto “Um Caiçara em Chamonix” incentiva transformação social em Paraty

A  Paraty Brazil by  UTMB mais uma vez contará com o projeto “Um Caiçara em Chamonix”, que visa apoiar e capacitar atletas locais para competir em nível internacional. Na edição de 2023, seis atletas caiçaras foram escolhidos para receber acompanhamento profissional ao longo do ano e um deles obteve uma vaga para correr nas finais da UTMB em  Chamonix (França).


“O objetivo do projeto é fomentar e apoiar o esporte local e inspirar crianças e adolescentes a praticarem corrida, pois sabemos que o esporte é um agente de transformação na vida de pessoas e do planeta”, conta Rafael Miranda, diretor geral da  Paraty Brazil by  UTMB. “Queremos ver cada vez mais paratienses participando de provas pelo Brasil e pelo mundo e o Projeto Um Caiçara em Chamonix é o pontapé inicial para que isso aconteça”, completa.


O escolhido para correr em Chamonix em 2024

Adenilson Ribeiro da Conceição, de 52 anos, foi o escolhido para correr em Chamonix esse ano depois da sua performance na prova de 20 km da Paraty Brazil by UTMB em 2023, quando alcançou o quarto lugar geral entre os mais de mil participantes. “Quando eu fui anunciado no palco durante a premiação da corrida, fiquei sem palavras, só conseguia chorar de emoção”, relata o professor que dá aula para crianças de nove a dez anos no bairro do Corisco, em  Paraty.


Em  Chamonix, Adenilson competirá no dia 28 de agosto na prova OCC, de 58,5 km, e a expectativa está cada vez mais alta, já que será a primeira vez que ele fará uma viagem de avião e para fora do país. “Já tirei meu passaporte, estou treinando praticamente todos os dias, mas parece que ainda não caiu a ficha. Acho que só vou acreditar mesmo quando chegar a hora”, conta o atleta que já arrisca algumas palavras em francês: “je ne parle pas français (não sei falar francês)”, brinca.


Para esse ano, outros cinco caiçaras integram o time com foco em participar da prova de  Paraty em setembro e obter a vaga para correr as finais da  UTMB em  Chamonix em 2025. “A escolha dos atletas esse ano foi feita junto às assessorias esportivas de Paraty, que indicaram os nomes para que fizéssemos um processo seletivo.”, conta Rafael Miranda.



Participantes da edição 2024 do projeto


Os participantes da edição 2024 do Projeto Um Caiçara em Chamonix são:– Cátia de Jesus, de 43 anos, esteticista e vendedora e que vai correr em Paraty a PTR55 (58,5 km).– Francisco Menoret, de 34 anos, guia de turismo e que vai correr na  Paraty Brazil by UTMB a PTR55 (58,5 km).– Geisa Aparecida de Oliveira, de 46 anos, professora de Educação Infantil e Fundamental e que vai correr em Paraty a UTSB 110 (108 km).– Ranieri de Oliveira, de 32 anos, pedreiro e que vai correr a UTSB 110 (108 km) em Paraty.– Valdecir Alexandre dos Santos, de 59 anos, agricultor e que vai correr em Paraty a PTR55 (58,5 km).


Os seis caiçaras do programa de 2024, junto com Adenilson Ribeiro, têm participado de várias provas pelo Brasil como forma de preparação. “Ao longo do ano eles se desafiam em terrenos e altimetrias variados para que tenham totais condições de enfrentar os percursos da  Paraty Brazil e até a prova de Chamonix”, conta Emilio Sant’Ana, treinador responsável pela preparação deles. “Eles têm tido uma dedicação diária ao programa e são conscientes do impacto que causam em suas comunidades”, completa.



Os caiçaras são pessoas nascidas ou que residem em comunidades tradicionais da região costeira do Brasil, principalmente nas áreas de Mata Atlântica do litoral dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e sul de Santa Catarina.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page